• Gustavo Oliveira

Feriado prolongado causou aflição e fez moradores fecharem acesso às praias

Comunidades Caiçaras isoladas do sul de Ubatuba (SP) intensificaram os bloqueios aos turistas no feriado prolongado. Cordas, carros e placas foram usadas para informar aos veranistas e turistas que a Praia do Fortaleza e Praia Brava estão interditadas para visitação.


Um morador que participava do bloqueio e não quis se identificar contou para a nossa reportagem que os bloqueios são necessários pois, segundo ele, "o pessoal que mora em São Paulo e veio pra cá, muitas vezes nem casa na Fortaleza tem e quer vir aqui passear, um absurdo", contou.


Além dos bloqueios em Ubatuba, foram relatados outros na Ilha Bela, Juqueri, Barra do Sahy e em praias onde existem comunidades caiçaras e quilombolas. A ação foi feita pelos próprios moradores locais, sem qualquer apoio do Estado.


Acesso para a praia foi fechado por moradores em Ubatuba - Foto: Gustavo Oliveira / Democratize

O problema causado pelo feriado prolongado, colocado em prática pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB), não para por ai. O aumento da população veranista na cidade litorânea de Ubatuba fez com que os mercados tivessem aglomerações, aumentando assim o risco de contagio dos moradores residentes da cidade.


Outro morador relatou para a nossa equipe sobre a campanha de vacinação contra a gripe Influenza para população local. Segundo ele, a campanha também foi influenciada pelo excesso dos veranistas que ocuparam a cidade, fazendo com que faltasse vacina para a população local - "É um absurdo, faltou vacina para a população local" - contou José Maria das Neves, morador da Maranduba.


Feriado prolongado não mudou taxa de isolamento


No domingo (24), a taxa de isolamento no estado de São Paulo foi de 55%, segundo informações do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP). Na capital, o índice foi de 57% de isolamento. Considerada um sucesso pelo governo estadual, a taxa ainda fica muito abaixo dos necessários 70% para evitar a propagação desenfreada do coronavírus pelo estado.

Especialistas criticam a demora de João Doria em decretar lockdown no estado, tese que já foi descartada pelo tucano.

40 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2020 Todos os direitos Reservados